noticias

Noite histórica marca os 205 anos da ACB

  • 15 de julho de 2016 - 21:35

Em sua celebração de 205 anos de fundação, a Associação Comercial da Bahia recebeu na noite desta sexta-feira, 15/07, empresários, políticos, intelectuais, autoridades civis e militares que lotaram o Salão Nobre da entidade para acompanhar uma intensa programação, que representa também a origem do movimento empresarial organizado no Brasil.

Conduzida pelo presidente do Conselho Superior da entidade, Rubens Araújo, a Sessão Solene contou com a presença do presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Pinheiro, aula magna do professor doutor Joaquim Falcão, fundador e diretor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, além da criação do Conselho Municipal da Mulher Empresária, implantação do ACB do Jovem Empresário, e assinaturas de convênios de cooperação com o Instituto EuvaldoLodi (IEL) e CACB.

“Essa comemoração é tão mais importante, por estar ela viva e atuante, servindo a classe empresarial, dialogando com os Poderes Públicos, levando assim a sua contribuição para a construção de um Estado mais forte e pujante dentro dessa Federação, desse país, que viu nascer e crescer”, enalteceu o presidente do Conselho Superior da entidade, Rubens Araújo.

O presidente da ACB Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz enalteceu o pioneirismo e pluralismo da entidade que, como apontou,se caracteriza por abrigar toda a atividade empresarial. “A ACB é, portanto, a única entidade que tem uma visão conjunta da atividade empresarial, abrigando o comércio, a indústria, o agronegócio e os serviços. É a mais antiga entidade empresarial em funcionamento no Brasil, das Américas e da Europa Ibérica. Ocupa este palácio, em estilo neoclássico inglês, único no Brasil, desde 1817, completando, portanto, 200 anos em 2017”, completou.

“Este é o nosso DNA há dois séculos. Somos herdeiros de um mutirão de expectativas que já se percebia no início do século 19, quando a Corte e os comerciantes, juntos, viabilizaram o Palácio que nos abriga até hoje”, complementou o presidente da CACB, George Pinheiro, para quem, a Associação Comercial da Bahia é primeiro símbolo de organização dos negócios deste País e um exemplo dado pelos baianos para todos nós.

Conselho Municipal da Mulher Empresária

Durante o evento, foi implantado o Conselho Municipal da Mulher Empresária, com o objetivo de incentivar o protagonismo feminino no empreendedorismo e na educação. “Quando você educa uma mulher, você educa a família toda. Quando você educa um homem, isso nem sempre acontece”, declarou a presidente do Conselho, Rosemma Maluf.

A empresária também falou sobre a necessidade de criar políticas afirmativas para que mais mulheres possam entrar no mercado de trabalho por meio do empreendedorismo e proteger as mulheres que são mães nas empresas.

ACB do Jovem Empresário

No Brasil, segundo uma pesquisa do Sebrae, quatro, em cada dez jovens, sonham em empreender. E para preparar o terreno e manter estes sonhos vivos e ajustados à realidade, foi lançada a ACB do Jovem Empresário. Como declarou o empresário Ruy Amaral Andrade, que preside a primeira diretoria da entidade, “o objetivo é juntar jovens empreendedores com espírito guerreiro com os empresários experientes que compõem a ACB para formar uma geração capaz de sucedê-los”.

Como justificou o presidente da ACB Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz, “a nossa nova linha de atuação esta direcionada ao empreendedorismo de jovens homens e mulheres que irão suceder a nossa geração”.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos