home

NOVO PELOURINHO DIA E NOITE ENCHE DE VIDA E ARTE O CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR

  • 04 de outubro de 2017 - 12:13

Um novo programa Pelourinho Dia e Noite será lançado no próximo dia 05 de outubro no Pelourinho, com a presença do prefeito ACM Neto, que percorrerá o circuito onde as atividades culturais acontecerão de domingo a domingo, de outubro a dezembro deste ano, enchendo novamente de vida o Centro Histórico de Salvador e levando ao local turistas e, especialmente, os soteropolitanos.  Serão 11 ações culturais semanais, nove delas calendarizadas, gratuitas, em logradouros públicos em múltiplas linguagens – música, dança, teatro, gastronomia, artesanato, fotografia, cinema e muita história da Bahia.

 

Nesta nova edição, o Pelourinho Dia e Noite traz como diferenciais características estruturantes, de pesquisa e fomento, já que mais do que realizar eventos, o programa proporciona, por exemplo, a residência das orquestras do Popelô nas igrejas do Centro Histórico, com seus ensaios abertos, missas orquestradas e apresentações públicas; ou, ao realizar a Maratona Clic, coloca jovens para fotografar depois de uma aula sobre  a história do Pelourinho. O programa também é calendarizado, o que permite a continuidade do trabalho de grupos nativos da área, como os que integram as ações “República do Pelô” – Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores e Meninos da Rocinha do Pelô – e  Viradão do Samba – Bambeia, Samba de Verdade e Botequim.

 

“Calendarizamos as ações culturais, contemplamos múltiplas linguagens, prestigiamos nossos artistas e damos visibilidade ao caldeirão cultural do Centro Histórico, buscando atender a soteropolitanos e visitantes”, afirma a diretora de Gestão do Centro Histórico, Eliana Pedroso. A Diretoria de Gestão do Centro Histórico é um órgão pertencente à Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, que tem à frente o secretário Claudio Tinoco. As ações do Pelourinho Dia e Noite integram o  programa Salvador 360, no eixo Centro Histórico.

 

As ações :

 

POPELÔ – POLO DE ORQUESTRAS DO PELÔ:

Residência de orquestras nas igrejas – Ação estruturante de apoio ao amadurecimento da pesquisa musical singular feita em Salvador pelas orquestras que pretende sedimentar o gênero próprio de música que é produzido por elas na cidade. Sob a coordenação do maestro Ângelo Rafael, realizará ensaios  de portas abertas, na Igreja do Boqueirão ( segundas, das 17h às 19h – Orquestra Afrosinfônica – maestro Bira Marques ), Igreja da Misericórdia (terças, das 17h às 19h –   Sanbone Pagode Orquestra – maestro Hugo Sanbone), Igreja de São Domingos (quarta, das 17hàs 18h – Orquestra São Salvador  – Maestro Fred Dantas) e Igreja de N. Sra. do Carmo (sábado, das 10h às 12h – Orquestra de Câmara de Salvador – OCSal –  maestro Ângelo Rafael).

 

Missas orquestradas das quartas-feiras – na Igreja de São Domingos, às 18h, com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas.

Concertos aos domingos – na Igreja de São Francisco, das 11h às 12h, uma orquestra por domingo.

 

DOMINGO GASTRONÔMICO:

Culinária baiana original com arte, por Manoel Querino – cardápios criados a partir de receitas descritas no livro “Arte Culinária na Bahia”, de 1916, de Manoel Querino, harmonizadas com pequenas cenas de “dramaturgia gastronômica”, criadas por Aninha Franco, tendo à frente da direção de encenação Rita Assemany e contando com a participação de atores, músicos, performers e atrações para o público infantil –  nos restaurantes do Pelourinho e Largo do São Francisco. Nos domingos 08 e 22/out, 05 e 19/nov e 03/dez  – a partir das 11h.

 

No mesmo momento acontece a Feira de Artes e Encantos do Sagrado, no   Montepio do Artistas, no Largo do São Francisco, com obras originais de artesãos baianos.

 

CIRCUITO JORGE AMADO:

Um musical de rua, com direção de Edvard Passos, trilha sonora de Gerônimo Santana, direção musical de Luciano Bahia,  grande elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança Tradições. Começa com o “Velório de Quincas Berro D’Água”, no Largo do Pelourinho e se encerra no “Cabaré da Zazá”, na Cantina da Lua. Às sextas, das 19 às 21h.

 

VIRADÃO DO SAMBA:

Encontro do Samba na Terça da Benção, com os grupos Bambeia, Samba de Verdade e Botequim. Na Praça da Sé, Largo do Pelourinho e Terreiro de Jesus, a partir das 19h, revitalizando uma das mais significativas ações que o Pelourinho já viu acontecer em suas ruas, a Terça da Benção.

 

REPÚBLICA DOS TAMBORES:

Circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus, com os grupos de percussão que sempre trouxeram tanta vida e arte ao Pelourinho – Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores e Meninos da Rocinha do Pelô. Um grupo se apresenta por dia, de quarta a sábado, às 17h30 e domingo às 12h.

 

SABOR & ARTE DO CARMO AO SANTO ANTÔNIO:

Arte itinerante de múltiplas linguagens. Nos sábados 21/out, 04 e 18/nov, 02 e 16 /dez, das 15 às 20h.

MARATONA CLIC – DE OLHO NA IMAGEM E NA HISTÓRIA:

Concurso relâmpago de fotografia por celular para jovens de 14 a 24 anos. Nos sábados 21/out, 18/nov e 09/dez, das 10 às 14h, no Terreiro de Jesus.

 

CINEMA NA PRAÇA:

Diversão e pipoca ao ar livre no Largo de Santo Antônio, às quintas 19/out, 16/nov e 07/dez, às 19h.

 

CAMINHOS DA FÉ NO CENTRO HISTÓRICO:  Religião, arte e história. Três circuitos – “Da Casa da Mãe à Casa do Redentor”, “Pelourinho Morada da Arte e da Fé” e  “Fé e Arquitetura no Centro Histórico”Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Igreja da Ajuda, Igreja e Museu da Santa Casa de Misericórdia, Catedral Basílica Primacial do Salvador, Igreja da venerável ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja da Ordem Terceira do São Francisco, Igreja e Convento de São Francisco Ordem Primeira, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, Igreja do Boqueirão, Venerável Ordem Terceira do Nossa Senhora do Carmo e Igreja e Convento do Carmo Ordem Primeira – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

 

 

Centro Histórico, de domingo a domingo!

PROGRAMAÇÃO DE OUTUBRO DO PELOURINHO DIA & NOITE

 

05.10 / quinta-feira – Lançamento do Novo Pelourinho Dia & Noite – a partir das 18h30, com saída do Largo do Pelourinho, circuito com várias ações acontecendo em sequência. Abertura com participação do prefeito ACM Neto.

06.10 / sexta-feira – Caminhos da Fé no Centro Histórico – Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Igreja da Ajuda, Igreja e Museu da Santa Casa de Misericórdia, Catedral Basílica Primacial do Salvador, Igreja da venerável ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja da Ordem Terceira do São Francisco, Igreja e Convento de São Francisco Ordem Primeira, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, Igreja do Boqueirão, Venerável Ordem Terceira do Nossa Senhora do Carmo e Igreja e Convento do Carmo Ordem Primeira – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

República dos Tambores – Circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus, com grupos e percussão – Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores e Meninos da Rocinha do Pelô – um grupo se apresenta por dia – 17h30.

 

Circuito Jorge Amado – Musical de Rua – itinerante – do Largo do Pelourinho à Cantina da Lua – trilha sonora de Gerônimo Santana,  grande elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança Tradições – das 19 às 21h.

 

07.10 / sábado – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h.

 

Popelô – Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja de Nossa Senhora do Carmo –  Orquestra de Câmara de Salvador – OCSal –  maestro Ângelo Rafael – das 10h às 12h.

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 17h30.

 

08.10 / domingo – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h.

Popelô – Concertos Abertos com Orquestras aos Domingos – Igreja de São Francisco – cada semana uma orquestra – das 11h às 12h.

Culinária Baiana Original com Arte, por Manoel Querino – cardápio criado a partir de receitas descritas no livro “Arte Culinária na Bahia”, de 1916, de Manoel Querino, harmonizadas com pequenas cenas com “dramaturgia gastronômica” – restaurantes e bares do Pelourinho e Largo do São Francisco – a partir das 11h.

 

Feira de Artes e Encantos do Sagrado –  Montepio do Artistas –  Largo do São Francisco – com obras originais de artesãos baianos – a partir das 11h.

 

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 12h.

09.10 / segunda – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

Popelô – Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja do Boqueirão – Orquestra Afrosinfônica – maestro Bira Marques – das 17h às 19h.

10.10 / terça – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

Popelô – Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja da Misericórdia –   Sanbone Pagode Orquestra – maestro Hugo Sanbone – das 17h às 19h.

Viradão do Samba – Encontro do Samba na Terça da Benção, com os grupos Bambeia, Samba de Verdade e Botequim – Praça da Sé, Largo do Pelourinho e Terreiro de Jesus – 19h.

 

11.10 / quarta – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

 

Popelô – Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja de São Domingos – Orquestra São Salvador  – maestro Fred Dantas – das 17h às 18h.

Popelô – Missa Orquestrada – Igreja de São Domingos – com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas – às 18h.

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 17h30.

 

12.10 / quinta – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 17h30.

 

13.10 / sexta – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 17h30.

 

Circuito Jorge Amado – Musical de Rua – itinerante – do Largo do Pelourinho à Cantina da Lua – trilha sonora de Gerônimo Santana,  grande elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança Tradições – das 19 às 21h.

 

14.10 / sábado – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h.

 

Popelô –  Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja de Nossa Senhora do Carmo –  Orquestra de Câmara de Salvador – OCSal –  maestro Ângelo Rafael – das 10h às 12h.

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 17h30.

 

15.10 / domingo – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h.

Popelô – Concertos Abertos com Orquestras aos Domingos – Igreja de São Francisco – cada semana uma orquestra – das 11h às 12h.

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 12h.

 

16.10 / segunda – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

Popelô –  Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja do Boqueirão – Orquestra Afrosinfônica – maestro Bira Marques – das 17h às 19h.

17.10 / terça – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

Popelô – Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja da Misericórdia –   Sanbone Pagode Orquestra – maestro Hugo Sanbone – das 17h às 19h.

Viradão do Samba – Encontro do Samba na Terça da Benção, com os grupos Bambeia, Samba de Verdade e Botequim – Praça da Sé, Largo do Pelourinho e Terreiro de Jesus – 19h.

 

18.10 / quarta – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

Popelô – Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja de São Domingos – Orquestra São Salvador  – maestro Fred Dantas – das 17h às 18h.

Popelô – Missa Orquestrada – Igreja de São Domingos – com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas – às 18h.

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 17h30.

 

19.10 / quinta – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 17h30.

 

Cinema na Praça – Largo de Santo Antônio – 19h

20.10 / sexta – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 17h30.

 

Circuito Jorge Amado – Musical de Rua – itinerante – do Largo do Pelourinho à Cantina da Lua – trilha sonora de Gerônimo Santana,  grande elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança Tradições – das 19 às 21h.

 

21.10 / sábado – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h.

Popelô – Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja de Nossa Senhora do Carmo –  Orquestra de Câmara de Salvador – OCSal –  maestro Ângelo Rafael – das 10h às 12h.

Sabor & Arte do Carmo ao Santo Antônio – vários locais – arte itinerante de múltiplas linguagens – das 15 às 20h.

Maratona Clic – De Olho na Imagem e na História – Terreiro de Jesus – concurso relâmpago de fotografia por celular para jovens de 14 a 24 anos –

das 10 às 14h.

 

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 17h30.

 

22.10/ domingo  – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h.

 

Popelô – Concertos Abertos com Orquestras aos Domingos – Igreja de São Francisco – cada semana uma orquestra – das 11h às 12h.

Culinária Baiana Original com Arte, por Manoel Querino – cardápio criado a partir de receitas descritas no livro “Arte Culinária na Bahia”, de 1916, de Manoel Querino, harmonizadas com pequenas cenas com “dramaturgia gastronômica” – restaurantes e bares do Pelourinho e Largo do São Francisco – a partir das 11h.

 

Feira de Artes e Encantos do Sagrado –  Montepio do Artistas –  Largo do São Francisco – com obras originais de artesãos baianos – a partir das 11h.

 

Popelô – Concertos com Orquestras aos Domingos – Igreja de São Francisco – das 11h às 12h.

 

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 12h.

 

23.10 / segunda – Caminhos da Fé no Centro – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

Popelô – Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja do Boqueirão – Orquestra Afrosinfônica – maestro Bira Marques – das 17h às 19h.

24.10 / terça – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

Popelô – Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja da Misericórdia –   Sanbone Pagode Orquestra – maestro Hugo Sanbone – das 17h às 19h.

Viradão do Samba – Encontro do Samba na Terça da Benção, com os grupos Bambeia, Samba de Verdade e Botequim – Praça da Sé, Largo do Pelourinho e Terreiro de Jesus – 19h.

 

25.10 / quarta – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

Popelô – Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja de São Domingos – Orquestra São Salvador  – maestro Fred Dantas – das 17h às 18h.

Popelô – Missa Orquestrada – Igreja de São Domingos – com a Orquestra São Salvador, do maestro Fred Dantas – às 18h.

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 17h30.

 

26.10 / quinta – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 17h30.

 

27.10 / sexta – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 17h30.

 

Circuito Jorge Amado – Musical de Rua – itinerante – do Largo do Pelourinho à Cantina da Lua – trilha sonora de Gerônimo Santana,  grande elenco de atores baianos e participação da Cia de Dança Tradições – das 19 às 21h.

 

28.10 / sábado – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h.

Popelô –  Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja de Nossa Senhora do Carmo –  Orquestra de Câmara de Salvador – OCSal –  maestro Ângelo Rafael – das 10h às 12h.

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 17h30.

 

29.10 / domingo  – Caminhos da Fé no Centro Histórico  – das 07h às 12h.

Popelô – Concertos abertos com orquestras aos domingos – Igreja de São Francisco – cada semana uma orquestra – das 11h às 12h.

República dos Tambores – Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus – circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico com grupos e percussão – 12h.

 

30.10 / segunda  – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

 

Popelô –  Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja do Boqueirão – Orquestra Afrosinfônica – maestro Bira Marques – das 17h às 19h.

31.10 / terça – Caminhos da Fé no Centro Histórico – das 07h às 12h e das 14h às 17h.

Popelô –  Residência de Orquestras nas Igrejas – ensaios abertos – Igreja da Misericórdia –   Sanbone Pagode Orquestra – maestro Hugo Sanbone – das 17h às 19h.

Viradão do Samba – Encontro do Samba na Terça da Benção, com os grupos Bambeia, Samba de Verdade e Botequim – Praça da Sé, Largo do Pelourinho e Terreiro de Jesus – 19h.

 

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos