acb

Núcleo das Micro, Pequenas e Médias Empresas da ACB promove reunião

  • 29 de março de 2021 - 19:50

O Presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, Otto Alencar Filho (PSD), participou nesta segunda-feira (29), de uma reunião virtual com os membros do Núcleo das Micro, Pequenas e Médias Empresas da Associação Comercial da Bahia (ACB). Durante a iniciativa, o coordenador do Núcleo e Vice-Presidente da ACB, Carlos Gantois, trouxe uma agenda propositiva para o segmento.

Tanto no âmbito da Câmara Federal, como em nível estadual, através da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), diversas solicitações importantes foram abraçadas pelo parlamentar. De imediato, já foram solicitadas medidas ao Deputado Estadual Eduardo Alencar (PSD) que contemplem essa parcela da economia tão importante para o desenvolvimento estadual.

Entre as solicitações estão o parcelamento de dívidas para os micro, pequenos e médios empresários, bem como o término da Antecipação do ICMS para as micro e pequenas empresas do Simples Nacional ou, ao menos, as micro; a inexibilidade de certidões negativas no período de 2021 para participação de concorrências públicas e emissão de prorrogação de certidões negativas para este ano, bem como a ampliação do sublimite de cobrança do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS), de 3,6 para 4,8 milhões de reais para empresas do Simples Nacional.

 

Além destas solicitações, Otto se comprometeu em avaliar também, em nível federal, o Refis e parcelamentos das dívidas para estados e municípios, bem como a analisar se no projeto de sua autoria já foi extinta a antecipação mínima para as empresas. “Ter este apoio é um alento para os pequenos negócios, fonte geradora de emprego e renda e que tanto estão sofrendo em todo o país com os efeitos econômicos da pandemia, inclusive na Bahia”, aponta Gantois.

O coordenador também compartilha com o pensamento do Deputado Federal Otto Alencar Filho, em relação às políticas públicas, sobretudo fiscais, para o desenvolvimento regional e mitigação das desigualdades entre os estados da Federação. “É fundamental um novo Pacto Federativo”, assinala Otto. Além dos membros do Núcleo, também estiveram presentes o Presidente da ACB, Mário Dantas, além de nomes da Diretoria e do Conselho Superior da entidade.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos