acb

O associativismo empresarial feminino no fomento à cooperação para o fortalecimento dos negócios

ACB Em Foco*

  • 03 de março de 2021 - 08:38

Rosemma Maluf – vice-presidente da Associação Comercial da Bahia
Foto: Uendel Galter

Divulgados no final do ano passado, dados da pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor mostram que o Brasil tem aproximadamente 30 milhões de mulheres empreendedoras, o que representa cerca de 48,7% de todo o mercado empreendedor. Esse recorte mostra como a participação feminina tem sido crescente no mundo dos negócios e ressalta a importância do fortalecimento da cooperação a partir do associativismo empresarial.

A menos de uma semana para o Dia Internacional da Mulher, um ponto nos leva à reflexão: como está o ambiente de negócios para elas? Abrir um negócio e mantê-lo não é tarefa fácil e, no caso das mulheres, os desafios são diversos. A vice-presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Rosemma Maluf, tem defendido dentro da entidade espaço para um maior protagonismo da mulher empresária no associativismo, bem como o incentivo à formação de uma rede colaborativa entre empreendedoras. Entre os aprendizados tidos por Rosemma com esta prática, ela destaca a promoção da melhoria na gestão das empresas a partir de parcerias, treinamentos, mentorias e trocas de experiências. “Temos que aproveitar as vantagens do associativismo, ficando frente a frente com empresárias que enfrentam os mesmos problemas de toda mulher que resolve empreender – conciliar a vida privada e profissional, desconstruir a cultura machista, realizar troca de experiências e conhecimentos, fortalecer rede de negócios, ampliar o networking e a criação de soluções para o segmento de forma coletiva”, aponta.

Atualmente, a diretoria-executiva da ACB conta com os nomes de Rosemma Maluf, Ana Coelho e Maria Constança Galvão, além de outras empresárias que compõem o quadro da Diretoria Plenária. Independentemente do segmento de atuação, o olhar da ACB tem buscado fortalecer a cultura da mulher empresária para a importância do associativismo, buscando despertar a percepção dos benefícios em participar de uma entidade patronal. “Os desafios para as mulheres avançarem no mundo dos negócios são diversos, mas o nosso espaço tem sido conquistado. Quanto mais juntas estivermos, melhores resultados teremos quanto à ocupação dos espaços de poder e decisão, sobretudo na economia”, avalia Rosemma.

*Publicada às quartas-feiras, a coluna cobre a atuação da Associação Comercial da Bahia na defesa do empresariado baiano

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos