Responsável por cuidar das pautas dos empresários locais, a Associação Comercial da Bahia (ACB) terá um espaço semanal no Jornal A TARDE para mostrar sua atuação, que tem se consolidado durante a nova gestão iniciada no último ano. As ações desenvolvidas pela entidade serão acompanhadas pelo nosso leitor a partir da próxima semana.
Mais antiga entidade do gênero no Brasil e nas Américas, a ACB atua ininterruptamente desde sua fundação, em 1811. Protagonista de momentos históricos, seu palácio sede foi palco de eventos que vão desde o último recital público do poeta Castro Alves até a cerimônia de implantação do Pólo Petroquímico de Camaçari.
Testemunha viva de revoluções históricas e de duas Guerras Mundiais, a entidade jamais deixou de se renovar e acompanhar os acontecimentos do seu tempo. Com isso, chegou ao século XXI alinhada com ideias e práticas necessárias ao mundo globalizado. A partir de 2019, mais um capítulo da sua rica trajetória começou a ser escrito com a eleição de uma nova diretoria-executiva, formada por empreendedores de vanguarda inspirados no passado glorioso da casa, a qual passou a ser capitaneada pelo atual Presidente, Mário Dantas.
A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem é um dos mais expressivos exemplos do novo trabalho realizado pela Associação. A instalação de um conselho consultivo mantenedor, composto por 34 escritórios de advocacia, vem contribuindo para modernizar e aparelhar o órgão, proporcionando aos empresários maior segurança jurídica e uma opção de soluções de conflitos de maneira mais célere e, consequentemente, menos onerosa, além de evitar um possível colapso do sistema jurídico.
Já a implantação de Núcleos temáticos tem dinamizado a atuação da entidade, além de promover um ambiente fértil e seguro para as empresas e o empreendedorismo estadual. Como exemplos, o Núcleo Jurídico, composto por 28 advogados de múltiplas especialidades; o Núcleo Empresarial de Gestão de Crise e Reputação, formado por profissionais renomados nas áreas de estratégia e gestão de crise e imagem, pensado primordialmente para este período de pandemia; o Núcleo Made in Bahia, voltado para a promoção da economia local; o Núcleo de Sustentabilidade, em defesa do crescimento empresarial em equilíbrio com a natureza; e o Núcleo da Micro e Pequena Empresa, alinhado com as iniciativas do setor que mais gera empregos no Brasil.
Além das iniciativas próprias, as parcerias com as demais entidades do cenário comercial têm sido de fundamental importância nesse novo momento da Associação, entre as quais estão o Sebrae, Lide-BA, a Ademi-BA, Abrasel, FCDL, OAB, Fecomércio, FIEB, FACEB, FAEB, ABI, Abase, além do Sinduscon e Fórum Empresarial da Bahia.
A busca por um ambiente empresarial saudável é o propósito primordial da Associação Comercial da Bahia, que tem utilizado, sobretudo nesta pandemia, de muita inovação, associativismo e ética nas suas práticas. Os duzentos e nove anos de tradição da casa fortalecem ainda mais esta nova diretoria a seguir em busca de melhores conquistas para os seus associados e para fortalecer a economia local.
*ACB em Foco – Publicada às quartas-feiras, a coluna cobre a atuação da Associação Comercial da Bahia na defesa do empresariado baiano