Olá Anônimo. O primeiro passo para resolver uma dívida é saber qual o valor total do débito com todos os encargos na data em que se pretende fazer o pagamento. Depois de obter essa informação, verifique se o valor previsto de 13º salário é suficiente para quitar o débito e em seguida tente uma negociação com a instituição de ensino para obter o melhor valor possível. Considerando que você terá o dinheiro para fazer a quitação, isso lhe coloca em uma certa vantagem para tentar reduzir os juros e as multas e assim pagar um valor menor. Se por acaso o valor da dívida for superior ao valor que receberá, faça uma nova pesquisa considerando parcelar o saldo devedor. Você usa o 13º para dar uma entrada e parcela o restante em condições que caibam no seu orçamento.
Abri uma loja recentemente e ainda tenho dificuldade de definir qual o melhor dia para fazer os pedidos, respeitando o período melhor de vendas para que eu possa honrar tranquilamente o pagamento junto ao fornecedor. Qual o seu conselho? Lina Silva
Olá Lina. Para que possa tomar decisões assertivas em seu negócio, é fundamental se organizar para ter informação. Já que nenhum empresário toma decisões certas se recebe informações erradas. O primeiro passo é fazer um fluxo de caixa, lançando todas as receitas e despesas e, paralelo a esse fluxo, fazer um controle de estoque, lançando todos os produtos e as quantidades vendidas com indicação das datas. Com esses relatórios prontos e bem controlados, você saberá exatamente o período do mês que mais tem saída de suas mercadorias, o estoque médio e o volume de entrada e saída de recursos da sua empresa. Com essas informações, é só organizar as compras com base nos dias em que o estoque está mais baixo e programar os pagamentos para o período do mês que tem mais saldo em caixa. Uma sugestão é dividir os pagamentos em três datas dentro do mês, assim você se organiza melhor e não gera problemas de caixa no seu negócio.
Com a queda da Selic por mais um mês consecutivo, o momento está bom para adquirir um automóvel? Mariluce Pinto
Olá Mariluce. O momento certo para adquirir um automóvel não está atrelado, necessariamente, à variação da taxa Selic. É preciso analisar o seu orçamento e verificar se no momento cabe uma parcela de financiamento e até que valor. Se couber, aí sim é o momento de buscar as melhores taxas e condições. A taxa básica de juros dá um indicativo de que os juros irão baixar, mas infelizmente para essa redução chegar ao consumidor final demora um pouco. Mas vale a boa e velha pesquisa para saber qual instituição financeira tem a melhor taxa e a condição mais adequada. Lembre-se de observar não só valor a ser pago, mas a taxa de juros cobrada e se tem embutido no financiamento alguma taxa de abertura de crédito ou seguro.
Fonte: Jornal Correio da Bahia.