Os investimentos nos portos da Bahia

ACB OPINIÃO 352

  • 18 de março de 2019 - 10:12

Adary Oliveira – Presidente da ACB

O Seminário Portfólio de Investimentos nos Portos da Bahia – Oportunidades de Outorgas, realizado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), no dia 15/03, merece nossos aplausos pelos objetivos propostos e pela abertura de diálogo com a comunidade portuária, empresários, técnicos e todos aqueles envolvidos direta ou indiretamente com esse modo de transporte.

A presença de Disney Barroca Neto, Coordenador Geral de Montagens de Arrendamentos Portuários do Departamento Novas Outorgas e Políticas Regulatórias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura, proferindo a Palestra Magna “Diretrizes da Política Portuária Nacional”, não só representou uma chancela do Governo Federal para a iniciativa , mas também uma avaliação de como anda a sintonia desse ministério, sucessor do Ministério dos Transportes, com a Diretoria da Codeba.

O Diretor Presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale, teve a chance de demonstrar para os empresários presentes as oportunidades de investimentos nos Portos da Bahia, tendo sido seguido por representantes do BNDES e da Desenbahia que mais uma vez colocaram à disposição dos empreendedores as diversas modalidades de apoio financeiro praticados pelas duas instituições de crédito.

Os principais investimentos dos Portos de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus, que estão sendo realizados e projetados no momento, e os que representam reinvindicação de seus usuários, foram objeto de explanação e debates. No Porto de Aratu-Candeias, a movimentação de sólidos trará um acréscimo de 25 milhões de toneladas com a entrada em funcionamento da empresa ângulo-australiana Colomi Mineração, da exploração de minério de ferro na região do Lago do Sobradinho, no Rio São Francisco. A Braskem, principal empresa do Polo Industrial da Camaçari, produtora de cerca de 3,5 milhões de toneladas por ano de produtos petroquímicos, espera que sejam realizadas as ampliações do Terminal de Granéis Líquidos (TGL) para que o tempo de espera dos navios seja reduzido, permitindo a essa empresa economizar os US$ 50 milhões que dispende anualmente com demurage e que desnecessariamente vai para o bolso dos armadores.

No Porto de Ilhéus, as oportunidades estão nas melhorias da infraestrutura a na necessidade recorrente de dragagem de aprofundamento. Não se voltou a falar na transformação desse porto em terminal especializado no embarque de celulose, justificado por duas fábricas de grande porte localizadas a 60 milhas de Ilhéus e distantes 300 milhas de Vitória, por onde está sendo feito o embarque desse insumo básico para o exterior. No Porto de Salvador, onde o Tecon realiza atualmente a ampliação do seu Terminal de Contêineres, seu cais principal passará dos atuais 377m para 800m, sendo a maior empreitada em execução na Cidade do Salvador. As informações sobre o andamento das obras foram dadas por Patrícia Iglesias, Diretora Comercial da concessionária. Paulo Vila, Diretor Executivo da Usuport descreveu detalhadamente o projeto de instalação de um “Hub-Port”.

Fechando o Seminário foi feita palestra sobre automatização e informatização portuária e montada uma mesa de debates sobre investimentos nos Portos Públicos da Bahia com a participação de representantes de usuários, Governo do Estado e Conselho de Administração da Codeba. Faltou entre os palestrantes a presença de representante da Prefeituras, organismos que mais se beneficiam com o funcionamento dos Porto devido ao ISS recolhido das empresas intervenientes. A realização do Seminário é um exemplo de interação positiva, ampliando e fortalecendo a integração entre o Porto e a Cidade, de importância fundamental no relacionamento do país com o mundo, lembrando, mais uma vez, que foi aqui em Salvador, que D. João VI assinou o histórico decreto de “Abertura dos Portos às Nações Amigas” em 1808.

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