home

Otimismo se mantém no meio empresarial baiano em fevereiro

  • 12 de março de 2020 - 15:56

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em fevereiro, um quadro de menor confiança comparativamente ao observado no mês anterior.

Numa escala que pode variar de -1.000 a 1.000 pontos, o ICEB marcou 55 pontos, queda de 14 pontos em relação ao registrado em janeiro (69 pontos). Apesar do retrocesso recente, o otimismo se manteve no meio empresarial baiano. O ICEB, assim, se revelou positivo pelo terceiro mês seguido. No mês, a expectativa geral do empresariado local permaneceu na zona de Otimismo Moderado.

A piora observada no nível de confiança evidenciou o declínio nos indicadores de duas das quatro atividades: Indústria, com queda de 85 pontos; e Comércio, com recuo de 2 pontos. Nos setores de Agropecuária e de Serviços, por outro lado, ocorreram altas de 4 e 11 pontos, respectivamente.

Ao fim, em fevereiro, a Agropecuária marcou 263 pontos; a Indústria, 42 pontos; os Serviços, 23 pontos; e o Comércio, 75 pontos. O otimismo, portanto, prevaleceu em todos os setores. A atividade de Serviços exibiu o menor patamar de confiança entre os setores pelo sétimo mês seguido. O segmento agropecuário, por sua vez, registrou o maior nível pela 14ª vez consecutiva.

Do conjunto de itens avaliados, inflação, vendas e capacidade produtiva foram aqueles com as melhores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, crédito, PIB estadual e câmbio apresentaram os indicadores de confiança em pior situação no mês.

O boletim completo com as análises referentes ao mês de fevereiro pode ser acessado diretamente do site da SEI clicando aqui.

Fonte: SEI BA

 

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos