home

PIB cresce apenas 0,1% no terceiro trimestre de 2017

O resultado correspondeu às expectativas dos analistas que projetavam uma expansão de 0,70% a 1,85%

  • 22 de dezembro de 2017 - 11:32

 


No começo deste mês, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 0,1% no terceiro trimestre em comparação ao segundo trimestre deste ano. Apesar de positivo, o resultado ficou abaixo da estimativa de mercado que previa uma alta de 0,2% no período. No confronto com o terceiro trimestre de 2016, o PIB avançou 1,4% no terceiro trimestre deste ano. Este resultado correspondeu às expectativas dos analistas que projetavam uma expansão de 0,70% a 1,85%, porém se manteve abaixo da mediana positiva de 1,25% que era aguardada pelo mercado.

Na análise do crescimento do PIB por setor, o IBGE divulgou que o índice da indústria subiu 0,8% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Na comparação com o terceiro trimestre de 2016, o PIB da indústria mostrou alta de 0,4%. Já o PIB da atividade de serviços apresentou aumento de 0,6% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre de 2017. No confronto com o terceiro trimestre de 2016, o PIB de serviços cresceu 1,0%. Porém o resultado para o setor agropecuário não foi bom, visto que apresentou uma queda de 3,0% no terceiro trimestre em comparação ao segundo trimestre deste ano. Em relação, ao terceiro trimestre de 2016, a notícia é positiva, o PIB da agropecuária mostrou alta de 9,1%. De acordo com a Weinberger , práticas que aumentem a qualidade dos produtos, como a higienização constantes dos ambientes, pode ajudar na recuperação deste setor.

Segundo os dados divulgados pelo IBGE, enquanto o consumo das famílias brasileiras cresceu no terceiro trimestre de 2017, o governo teve uma redução no seu índice. O consumo das famílias subiu 1,2% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Na comparação com o terceiro trimestre de 2016, o consumo das famílias cresceu 2,2%. Já o consumo do governo, apresentou uma queda de 0,2% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Quando comparado ao terceiro trimestre de 2016, o consumo do governo mostrou queda de 0,6%.

O comércio exterior influenciou fortemente o resultado do PIB brasileiro no terceiro trimestre deste ano, as exportações aferidas no PIB cresceram 4,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. No confronto com o terceiro trimestre de 2016, as exportações mostraram alta de 7,6%. Porém as importações também avançaram alcançando uma taxa de 6,6% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano. Ao contrastar com o terceiro trimestre de 2016, as importações subiram 5,7%.

Fonte: Jornal Tribuna da Bahia

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos