home

Planejamento Estratégico lança bases para o futuro da Codeba

  • 19 de outubro de 2018 - 15:38

Foto: Adolfo Freitas

Uma administração pautada pela busca permanente por resultados e cumprimento de metas. Desta forma, o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Rondon Brandão do Vale, definiu sua gestão à frente de um dos órgãos apontados por empresários baianos como um dos principais suportes para o desenvolvimento econômico do estado.

À frente da Codeba desde janeiro de 2018, ele esteve na Associação Comercial da Bahia nesta quinta, 18/10, durante Reunião de Diretoria, quando palestrou sobre “Estratégia e Inovação Disruptiva – Novo Paradigma na Administração Portuária na Bahia”.

“Esta é uma apresentação de grande importância para a ACB, pois trata de um dos vetores para o crescimento econômico do estado. Nossos portos são portas de entrada de novos capitais e geração de empregos. Por isso convidamos Rondon para esta Reunião, para mostrarmos que os empresários da Bahia estão do lado dele, defendendo ações que ampliem a capacidade operacional da Codeba”, justificou o presidente da ACB Adary Oliveira, que reconheceu as dificuldades históricas enfrentadas pela Companhia.

Durante sua palestra, Rondon Brandão do Vale apresentou detalhes do Planejamento Estratégico da Codeba, ressaltando a nova visão da Companhia: “Promover, prementemente, a inovação disruptiva na gestão, operação e desenvolvimento de negócios visando a efetiva inserção econômica e a consolidação do papel histórico dos Portos Organizados da Bahia como Hub Ports (portos concentradores), com facilidades de ETC – Estações de Transbordo de Cargas, e de operações STS – Ship-to-Ship, integrando a navegação de longo curso e de cabotagem.

Como apontou o gestor, o novo modelo de exploração portuária tem como metas: Consolidar a função de HUB PORTS (Portos Concentradores), integrando a navegação de cabotagem à de longo curso; Balancear a aplicação dos conceitos de Porto-cidade e de PORTO-INDUSTRIA; Adoção de Preço Tarifário como Instrumento de Política de Exploração e; Priorizar a Exploração por Outorga e Acelerar processos de arrendamentos.

Rondon Brandão do Vale apresentou também as políticas voltadas para infraestrutura e mercado. Segundo apontou, as diretrizes visam utilização do Marketing Estratégico e Divulgação como instrumento de gestão da demanda, contemplando os cenários atual, em evolução e futuro; promover a gestão inteligente da oferta balanceando investimentos na expansão da capacidade instalada X implantação de soluções inteligentes de automação/gestão das operações portuárias equilibrando resultados pelos ganhos de eficiência operacional e gerencial e de eficácia dos serviços; identificação de iniciativas disruptivas para formulação e desenvolvimento do Plano Estratégico, da Matriz de Investimentos e do novo Modelo de Gestão da Codeba.

Para implantação do novo modelo de gestão da Companhia das Docas do Estado da Bahia, o presidente do órgão aponta a necessidade de envolvimento de toda a equipe. Para isso, detalha ele, estão sendo realizados cinco Works Shops: 1º Novo Modelo de Gestão da Codeba; 2º Readequação da Estrutura Organizacional; 3º Plano Estratégico e de Negócios; 4º Plano de Modernização da Gestão Portuária; 5º Sistema de Gestão Portuária Integrada. O Seminário, programado para março de 2019, irá abordar Portfólio de Investimentos no Portos da Bahia – Novas Oportunidades de Outorgas.

Com a efetivação do Planejamento Estratégico, Rondon Brandão do Vale diz que a Codeba será dotada de maiores investimentos e efetividade das ações; melhor eficiência administrativa, comercial e operacional; constante melhoria da eficácia dos serviços prestados, diretamente e por terceiros; e a gestão humana. “O êxito de uma missão só será possível com a cooperação plena e o espírito de equipe do seu corpo funcional, diretores e colaboradores. Como membro deste time, me comprometo a ser fiel colaborador para o sucesso deste desafio de dirigir esta importante empresa”, declarou.

Experiência na área pública

O presidente da Codeba, Rondon Brandão do Vale, é graduado em Engenharia Civil, pela Escola Politécnica da UFBA (1971), Mestre em Planejamento de Transportes, pela Purdue University, West Lafayette, Indiana/USA (1978). Iniciou na administração pública no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (DETRAN) em 1972, através de concurso público (vaga única). Atuou ainda na Companhia de Desenvolvimento Urbano (CONDER), na Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA/BA), na Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (AGERBA) e, por último, na Superintendência de Investimentos em Zonas Turísticas da Secretaria de Turismo do estado (SETUR/BA).

Texto: Antônio Nykiel

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos