home

Prévia do PIB do Banco Central tem retração de 0,99% no 2º trimestre

  • 15 de agosto de 2018 - 10:44
PRÉVIA DO PIB DO BANCO CENTRAL TEM RETRAÇÃO DE 0,99% NO 2º TRIMESTRE

A economia brasileira registrou queda de 0,99% no segundo trimestre deste ano, na comparação com os três primeiros meses do ano, apontam números divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira (15), no chamado Índice de Atividade Econômica (IBC-Br). De acordo com a instituição, essa retração aconteceu após uma expansão de 0,20% nos três primeiros meses deste ano (número revisado) e uma alta de 0,76% no último trimestre de 2016 – na comparação sempre com os três meses anteriores.

A contração ocorreu no período da greve dos caminhoneiros, iniciada no fim de maio e encerrada no início de junho. A greve impactou a economia, gerando uma crise de desabastecimento no país. Em junho, o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, chegou a afirmar que o impacto da paralisação na economia seria de R$ 15 bilhões, equivalentes a 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB, a soma das riquezas produzidas no país).

O IBC-Br, do Banco Central, é um indicador criado para tentar antecipar o resultado do PIB, que é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números oficiais do PIB do segundo trimestre deste ano serão divulgados no dia 31 de agosto. Em 2017, o PIB teve uma alta de 1%, após dois anos consecutivos de retração e, no primeiro trimestre deste ano, avançou 0,4% contra os três meses anteriores.

Fonte: Bahia Econômica

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos