artigos

Qualidade de Vida X Ética Profissional no Meio Ambiente

  • 02 de junho de 2016 - 12:49

LUIZ CARLOS CAFÉ DA SILVA – Diretor da ACB e Doutor em Direito Ambiental – Superintendente do IMIC

Howard Bower, lançou um livro intitulado Social Responsabilities ofthe Busiinessman , que teve um grande impacto  nos meios empresariais dos EUA. Nesse livro, o autor fundamenta seu ponto de vista teórico estabelecendo uma dualidade entre qualidade de vida no trabalho e a ética profissional, alertando para a necessidade de um esforço no aperfeiçoamento e na criação de novas técnicas e modelos de avaliação do desempenho da empresa no campo social.

Na década de 1970, no Brasil, um dos itens considerados como de grande envergadura na questão da responsabilidade social foi a necessidade de se conscientizar sobre a preservação da natureza.  Muitas empresas, principalmente, empreendimentos imobiliários, priorizavam entender a maneira que as comunidades locais iriam se adaptar com as obras.  Isto porque, justamente nos últimos 30 anos de todas as mudanças, as que mais provocaram debates como alterações sociais, econômicas e políticas, as que mais se destacaram, foram as alianças obtidas na biotecnologia, cibernética, informática, eletrônica e a reprodução do fenômeno da globalização.

È fundamental perceber que todas essas possibilidades nos diversos ramos de atuação do ser humano trazem consigo questionamentos sobre as implicações éticas e morais que estão por trás  dessas novas alternativas e simultaneamente uma maior atenção á preservação de recursos naturais e da biodiversidade. Portanto,o que se coloca como problema  para as  organizações empresariais e os governos é a produção de bens de consumo ou a prestação de serviços de tal maneira que o atendimento das demandas dos consumidores não implique em devastação da biosfera.  Isto posto, cabe que sejam apontadas as soluções para o labirinto em que se encontra toda a humanidade.  E o caminho nos leva ao desenvolvimento sustentável.

De todas as mudanças do final do século XX  algumas   repercutiram mais  profundamente  e de maneira mais aguda sobre as necessidades contemporâneas,  em virtude das consequências que essas revoluções  produziram. Desnecessário dizer que essas últimas tornaram-se possíveis tanto pelo estado das técnicas, como pelo estado  da política.  A globalização foi uma dessas. Esta não ocorre isoladamente, mas é acompanhada e fundamentada  no neoliberalismo.

Assim, as características da globalização e do neoliberalismo merecem ser destacadas   em virtude de seus efeitos sobre os processos que permitem o acesso ás informações e sua apropriação por parte da população em geral, incluídas aquelas que explicam sobre os sistemas bióticos e abióticos. Mas, sobre estes dois assuntos faremos algumas considerações posteriormente.

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos