acb

Requalificação do palacete sede da Associação Comercial da Bahia será concluída até 2023

  • 14 de abril de 2022 - 08:39

As intervenções da sede bicentenária estão sendo feitas por meio do programa Viva Cultura (Fundação Gregório de Matos), e tem a fase atual patrocinada pelo Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons.

O palacete bicentenário, sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), entidade de classe mais antiga das Américas e da Península Ibérica, passa por ampla requalificação, com projeto dividido em três etapas e previsão de conclusão até 2023. O plano de intervenções vem sendo viabilizado por meio do programa Viva Cultura, da Fundação Gregório de Matos, instituição ligada à Prefeitura Municipal de Salvador, e conta na fase atual com o patrocínio do Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons.

A história da Wilson Sons com a ACB teve início ainda em 1837, quando o primeiro escritório da empresa foi aberto no prédio da associação. Durante quase todo o século XIX, pelo menos 70% de todo o carvão utilizado no Brasil para geração de energia chegava através do Porto de Salvador, por meio da Wilson Sons. “Em dezembro de 1999, o Grupo escreve mais um capítulo importante na sua relação com a atividade econômica da cidade, ao vencer a licitação para administrar o terminal de contêineres da capital baiana. Nessa trajetória, a ACB sempre foi uma aliada e incentivadora para o êxito dos negócios que levariam a Bahia a uma posição de destaque, tornando-se, hoje, o mais eficiente terminal logístico portuário do país, conforme ranking do Banco Mundial. A associação é um patrimônio histórico de todos os baianos e poder apoiar esta obra de restauração é um importante legado para toda a nossa comunidade”, relata Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador e membro do Conselho Superior da ACB.

A fase atual das obras no palacete (2ª etapa) inclui impermeabilização do patamar da frente e fundo do prédio (importante intervenção para sanar as patologias resultantes de infiltrações no subsolo), limpeza e pintura do gradil que circunda o fundo, limpeza e obduração de lacunas nos azulejos, limpeza das escadarias e de todos os elementos decorativos, entre outras intervenções, executadas pela empresa Studio Argolo. Na terceira etapa serão realizadas a requalificação das salas no subsolo, implantação dos equipamentos de acessibilidade (rampas e elevador), revisão das instalações elétricas e hidráulica, iluminação cênica da fachada e instalação da segurança eletrônica.

“Todo esse esforço da nova gestão, com o apoio da nossa Diretoria Executiva, Diretoria Plenária, Conselho Superior e Associados, vai deixar um marco para a Cidade de Salvador e o Estado da Bahia, como referência na defesa dos interesses do setor empresarial, consolidando a ACB como a grande Casa do Empresariado Baiano”, reforça o presidente da ACB, Mário Dantas.

Carlos Gantois, vice-presidente da ACB, destaca que a inciativa visa contribuir para que o paço da ACB volte a ocupar seu lugar como espaço histórico com todos os requisitos necessários para as atividades empresariais e socioculturais, incluindo visitação e exposições de linguagens diversas, ampliando, assim, sua capacidade de atendimento ao público e tornando-a autossustentável.

Localizado no Comércio, o palacete sede da ACB faz parte do Centro Antigo da Cidade, atualmente revitalizado com obras de requalificação urbana, implantação de roteiro de artes e instalação de equipamentos culturais, como o Museu da Casa da Música, Arquivo Público Municipal, Centro de Economia Criativa e Museu da História de Salvador.

Fonte: Bahia Notícias

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos