sem-categoria

Retrato de Adary Oliveira é fixado na galeria dos ex-presidentes

  • 20 de setembro de 2024 - 14:25

A galeria dos ex-presidentes da ACB, que registra em retratos todos aqueles que passaram pelo comando da casa ao longo dos seus 213 anos de história, agora conta com mais um integrante: o engenheiro químico, professor e escritor Adary Oliveira, que presidiu a instituição entre 2017 e 2019.

Na inauguração, realizada nesta quinta-feira (19), que contou com as presenças de familiares, colegas e diretores de ACB, Adary compartilhou momentos de sua trajetória pública com amigos como Ângelo Calmon de Sá e os ex-presidentes Eduardo Morais de Castro, Luiz Fernando Queiroz e Joaquim Fonseca, que o convidou para integrar os quadros da ACB, em 1988.

Para registrar sua gestão, Adary lembrou de algumas ações, citando movimentos como as discussões para a manutenção da Base Aérea de Salvador (BASV), que havia perdido o status de Base Aérea para ser designada simplesmente Ala 14; os alertas quanto ao plano apresentado à época pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Cidade Sustentável (SECIS) que previa o fechamento do Porto de Salvador; e os esforços para impedir a paralização das atividades das Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), que pertencia à Petrobras, localizadas em Camaçari, Bahia, e em Laranjeiras, Sergipe.

“Quis trazer estes três acontecimentos que chamam a atenção para a força que tem a Associação Comercial da Bahia. Quando ela se coloca em defesa dos empresários da Bahia, em defesa dos interesses do Brasil, é ouvida com muita importância e com muita atenção”, discursou o ex-presidente.

Doutorado em planejamento territorial e desenvolvimento regional pela Universidade de Barcelona, Adary colocou seus conhecimentos a serviço do nosso estado, seja como professor, empresário ou gestor em órgãos como o Instituto de Pesos e Medidas do Estado da Bahia, BNDES Participações S.A., Companhia Petroquímica Camaçari e chefe de gabinete da Secretaria da Indústria Comércio e Mineração.

Como destacou o presidente Paulo Cavalcanti, “sinto que todos que passam por esta sala histórica param alguns minutos e ficam olhando um por um estes quadros que registram estas figuras com histórias fantásticas, histórias de quem teve o privilégio de presidir esta casa bicentenária, que se confunde com a própria história do nosso país”.

Falando em nome da família, a neta de Adary Oliveira, Maria Raquel Oliveira Schroyen, disse que a homenagem representa três significados que aprendeu com o avô: “Educação é fundamental, o trabalho duro compensa, e é importante fazer a diferença para os outros e contribuir para a sociedade”.

Com a homenagem, Adary Oliveira fixa sua imagem na história da mais antiga entidade associativista de representação empresarial do Brasil e das Américas.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725