home

Rio de Janeiro é oficialmente apresentado como sede do 11th WCC

Em coquetel para 125 pessoas, George Pinheiro, presidente da CACB, apresentou a Confederação e destacou sua capilaridade e representatividade em todo o Brasil

  • 20 de setembro de 2017 - 12:27

Nesta quarta-feira (20), segundo dia da décima edição do Congresso Mundial das Câmaras de Comércio (World Chambers Congress –WCC, em Inglês), a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) protagonizou um dos momentos mais aguardados pela delegação brasileira que foi a Sydney: a apresentação do Rio de Janeiro como sede do próximo WCC, em 2019.

Rio de Janeiro é oficialmente apresentado como sede do 11th WCC

George Pinheiro durante discurso

A CACB, em parceria com a Double Bay Chamber of Commerce e apoio da Australia Brazil Chamber of Commerce, promoveu um coquetel para 125 presidentes e executivos de câmaras de comércio de todo o mundo para promover o 11th WCC, no Brasil. “Esta é uma celebração de parceria, amizade, confiança e agradecimento”, disse o vice-presidente de Assuntos Internacionais da CACB, Sérgio Papini.

Rio de Janeiro é oficialmente apresentado como sede do 11th WCC

Sérgio Papini, vice-presidente de Assuntos Internacionais da CACB

Para o presidente da CACB, George Pinheiro, sediar o 11th WCC significa o reconhecimento de nossa maturidade empreendedora e um desafio para produzirmos um encontro especial e produtivo. Em seu discurso, Pinheiro apresentou a Confederação e destacou sua capilaridade e representatividade em todo o Brasil.

“A conquista de mais liberdade e autonomia das instâncias de representação da nossa sociedade, é um processo recente, de duas ou três décadas. E a CACB é parte desse processo. Pela sua importância é, não tenho dúvidas, uma das responsáveis por continuar a escrever essa história.”, declarou Pinheiro.

O presidente da CACB destacou o estímulo que a entidade dá ao desenvolvimento de lideranças autênticas do setor, em todo o país, exigindo compromissos mais claros e definidos dos aliados no sistema político. “Principalmente não abrindo mão, seja no Congresso Nacional, seja junto ao Executivo Federal, de uma intervenção direta, lutando para sermos ouvidos sempre que estiverem em jogo questões vitais, seja para o nosso setor, seja para o nosso país”, afirmou.

George Pinheiro destacou, ainda, o momento de criação de condições favoráveis ao empreendedorismo e produção uma agenda positiva de realizações pelo qual o Brasil vem passando. “Vivemos um novo momento da consolidação democrática, em que a sociedade está mais aberta em busca de saídas inovadoras para gerar mais desenvolvimento, emprego e prosperidade de modo sustentável”, disse.

Associativismo

O associativismo foi outro ponto de destaque no discurso do presidente da CACB. Pinheiro afirmou que “é esse caráter associativista das entidades que garante a nossa independência, que dá lastro para que não tenhamos nenhum tipo de constrangimento para defender os nossos princípios, quando eles estão em jogo. Temos liberdade para elogiar, ou para criticar qualquer governo, e o fazemos sempre orientados por valores que visem o bem comum dos brasileiros. E é a prática do associativismo, por fim, que nos mantém tão conectados com os anseios do empresariado e da sociedade brasileira”.

World Chambers Competition

Ainda na quarta-feira, a CACB e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) apresentaram seus cases de sucesso que concorrem ao prêmio da World Chambers Competition: € 3 mil, em cada categoria.

Concorrendo na categoria Best CSR Project, o programa de Empoderamento da Mulher Empresária da CACB foi apresentado pela analista de projetos de cooperação internacional da Confederação, Gabriele Oliveira.  A ideia do projeto é estimular mudanças de comportamento para melhoria do posicionamento da mulher, não apenas como empresária, mas também em posições de alta liderança no mercado brasileiro e na política.

Rio de Janeiro é oficialmente apresentado como sede do 11th WCC

Gabriele Oliveira, analista de projetos de cooperação internacional da CACB, durante sua apresentação

O projeto é todo desenvolvido por mulheres voluntárias e as atividades são custeadas por elas, com o apoio das associações comerciais, federações e Confederação. Geração de emprego e renda, desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, desenvolvimento de lideranças políticas e a promoção e ampliação das redes de negócios locais estão entre os resultados obtidos com o projeto.

O Impostômetro, da ACSP, que concorre na categoria Best Unconventional Project foi apresentado pelo diretor de negócios do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), Cristiano Lisboa Yazbek. Implantado em 2005, o Impostômetro é um painel que registra o montante de dinheiro arrecadado pelo governo nos tributos embutidos em todos os produtos de consumo pagos pelos brasileiros. Os valores apresentados são obtidos de fontes de dados oficiais de arrecadação nos níveis federal, estadual e municipal.

Rio de Janeiro é oficialmente apresentado como sede do 11th WCC

Diretor de negócios do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), Cristiano Lisboa Yazbek

A partir dos números obtidos, são feitas estimativas, que são ajustadas quando ocorre divulgação dos valores oficiais. O objetivo principal do projeto é instigar o cidadão a dar mais atenção à questão tributária, exigir de seus representantes a contrapartida desses valores em serviços públicos e fiscalizar a aplicação dos mesmos.

Os cases vencedores serão anunciados na Cerimônia de Encerramento do 10th WCC nesta quinta-feira (21).

Confira mais fotos do segundo dia de evento:

Peter Mihok, presidente da ICC WCF

Hamad Buami, vice-chair da ICC WCF

George Pinheiro, Juliana Kämpf, Sérgio Papini e Paulo Protásio

Rio de Janeiro é oficialmente apresentado como sede do 11th WCC

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725