noticias

Salvador Cidade Global

  • 29 de setembro de 2016 - 19:10

Primeira capital do Brasil, a Cidade do São Salvador da Baía de Todos os Santos, ao longo dos últimos anos, perdeu espaço no cenário nacional e internacional. Buscando reverter este quadro, a prefeitura municipal implantou o Escritório Salvador Cidade Global, que tem a missão de elaborar e gerenciar projetos transversais que dialogam com a modernidade e posicionam Salvador com o que há de mais contemporâneo.

Para apresentar o Escritório e alguns destes projetos, o secretário Jorge Khoury visitou a Associação Comercial da Bahia nesta quinta-feira, 29/09, durante Reunião de Diretoria. “Nos últimos quatro anos, avançamos na presença e participação de Salvador, inserindo a cidade nas principais redes internacionais, com a C40, Cidades Criativas da Unesco e Cidades Resilientes”, afirmou o gestor, lembrando ainda que um dos focos da Prefeitura é o turismo cultural, convidando os visitantes a conhecerem a Casa do Rio Vermelho, os espaços culturais Carybé e Pierre Verger, entre outros.

Um dos pontos mais debatidos durante a passagem de Jorge Khoury pela ACB foi a economia do mar e a exploração sustentável da baia de Todos os Santos. “Recentemente, tive a oportunidade de participar do II Fórum Internacional sobre Gestão de Baías e aproveito para, publicamente, parabenizar a ACB, organizadora do evento, e sua diretoria – nas pessoas do presidente Luiz Fernando Queiroz e do diretor Eduardo Athayde”.

Como comentou o secretário, a iniciativa da ACB converge com o entendimento da prefeitura municipal sobre a importância de posicionar Salvador internacionalmente, a exemplo de fazê-la participar e atuar ativamente dessa economia do mar, que envolve itens mensuráveis e que prevê a criação do PIB do mar, para revelar ao país quanto a plataforma continental é capaz de movimentar.

“E, concomitantemente, várias são as iniciativas voltadas para transformarmos esses sonhos em realidade. Talvez tenha faltado, no passado, um templo próprio para receber esse desejo, mas nos últimos anos a Associação Comercial da Bahia tem se empenhado em acolher essas ideias generosas, que representam os sonhos de muitos” comemorou Khoury.

O presidente da ACB Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz classificou o Escritório Cidade Global como um dos projetos mais importantes para Salvador e demonstrou satisfação com a exposição de Jorge Khoury. “Tornar Salvador em uma cidade global é uma necessidade. E é muito tranquilizante termos uma pessoa com a capacidade técnica e de boa articulação à frente deste projeto”, comemorou o presidente.

Jorge Khoury – Escritório Salvador Cidade Global

O professor, engenheiro e economista Jorge Khoury, 65 anos, tem longa experiência na vida pública, tendo brilhado em todos os cargos que ocupou pela capacidade técnica e de articulação. Ex-prefeito de Juazeiro e ex-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Khoury também já foi deputado federal em cinco mandatos, secretário estadual da Indústria, Comércio e Mineração e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. No início da atual gestão municipal, ocupou a presidência da antiga Companhia de Transporte de Salvador (CTS), sendo um dos protagonistas na negociação da transferência do metrô para o governo estadual. Antes de aceitar o novo desafio, era secretário municipal Educação, responsável, entre outros avanços, pela implantação do programa Primeiro Passo.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos