noticias

Seminário discute soluções para minimizar crise no comércio varejista

  • 19 de dezembro de 2015 - 20:05

Fortalecer e desenvolver o comércio varejista para superar o momento de crise econômica. Com esse objetivo, a Associação Comercial da Bahia, em parceria com o Shopping Piedade, promoveu o seminário “O varejo inovando na crise”, na noite desta quinta-feira, 19/12, em seu palácio-sede, no bairro do Comércio.

Os palestrantes do evento foram o consultor do Sebrae, Marcio Maia, que usou como tema “Olhar para o alto e para frente”, e o Superintendente do Banco do Brasil na Bahia, Marcelo Palhano, que fez uma exposição para os empresários presentes ao encontro sobre as Linhas de Crédito Específicas da instituição, à disposição de pequenos, médios e grandes empresários.

Em sua mensagem de boas-vindas, o presidente da ACB Luiz Fernando Queiroz destacou o potencial do setor varejista para superar o momento econômico que o país enfrenta. “O varejo é um setor muito importante para a economia, sobretudo em período de crise, pois é ele quem mais emprega”, pontuou.

Coordenador do seminário, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL) e diretor da ACB Antoine Tawil falou sobre os projetos em execução pela prefeitura municipal e governo do estado, além da qualificação de empresários e vendedores do varejo. “Nós temos que aproveitar os projetos que vem sendo feitos pela prefeitura e governo do estado na requalificação e revitalização desta região e, em parceria com o Sebrae, também qualificar o setor varejista”, indicou.

Ao palestrar sobre “Olhar para o alto e para frente”, o consultor do Sebrae disse que os pequenos empresários já trabalharam muito para vencer as crises.  “Nós estamos em mais uma e a solução para a crise é inovar”.

“Na crise nós temos dois caminhos: o do pessimista é o perigo, é o risco. O do otimista é pensar em inovação e oportunidades. Economicamente, o empresário que vive dos seus negócios, das suas atividades, ele precisa efetivamente pensar diferente, inovar um pouco mais, e com essa inovação ele consegue, já que o mercado está tão difícil. Com este atual pequeno volume de consumidores, o empresário mais preparado, que está mais antenado em novos produtos, novos processos, novas ferramentas, este, sim, ele vai sobreviver e, quem sabe, sobreviver na crise”, pontuou na oportunidade Marcio Maia.

Com o objetivo de ajudar o empresário neste momento de crise econômica, o Superintendente do Banco do Brasil, falou sobre as Linhas de Crédito. “Nós acreditamos na economia, acreditamos que é um momento que requer parcerias firmes e duradouras. Que os empresários procurem as nossas agências que nós temos várias linhas de crédito. Estamos à disposição para conversarmos. Os empréstimos variam conforme o perfil e o faturamento das empresas. Algumas linhas nós damos carência de quatro e seis meses. A ideia é fazer a economia girar”, garantiu Marcelo Palhano.

Como alertou o consultor Marcio Maia, é importante que os empresários estejam preparados para contrair empréstimos através das linhas de crédito disponíveis. “Não adianta tomar um crédito hoje, resolver o problema de hoje e ampliar o problema de amanhã. É importante o crédito para empresas, mas que ele seja contraído de forma consciente e planejado. O valor do negócio dele tem que dar pra pagar a parcela do banco e sobrar alguma coisa pra ele. Aí vale apena ter o crédito”.

Para finalizar o evento, o presidente da ACB Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz direcionou palavras de um dos maiores líderes empresariais do Brasil aos participantes do seminário. “Vale lembrar aqui sábias palavras de Dr. Norberto Odebrecht, adotadas em sua Tecnologia de Administração: Saber administrar é saber ter um cliente satisfeito”, disse, em referência a um dos princípios fundamentais da Tecnologia Odebrecht de Administração: Satisfação do Cliente, servindo-o com ênfase na qualidade, na produtividade e na responsabilidade socioambiental.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos