Local escolhido pelo VIII Conde dos Arcos para construção da sede da Praça do Comércio da Bahia foi onde se encontrava o forte São Fernando, às beira do mar. Construido a partir de 1785 e provalvemente concluido em 1719, o Reducto de São Fernanado, como era tamém cahamado, tinha o formato de um poligno retangular, igual a dezenas de fortins espalhados pelos três continentes do império portugues.
Artilhado com 11 peças e por se achar muito perto dos pérdios da Cidade Baixa, despertou logo a apreenção de que as fortes vibrações dos disparos de seus potentes canhões pudessem causar danos ou até mesmo derrubar alguns imóveis.
Em razão desse temor, qua causou preocupações aos comerciantes, o forte teve vida curta e sequer deu um único tiro de treinamento ou experiência. Reconhecendo a incoveniência da sua localização, o Conde dos Arcos resolveu colocar em seu lugar o Palácio da Praça do Comércio.
No dia 05 de agosto de 1811 teve inicio a demolição do forte e a imediata construção do edficio, com recursos provenientes de subscrições entre os comerciantes da primeira capital do Brasil.
“trecho do livo 200 anos da Associação Comercial da Bahaia”
Autor: Ubaldo Marques Porto Filho.
Planta do Forte: Imegem do Exercito do Brasil.
Planta, e prospecto do Reducto de S. Fernando (Salvador, BA) –
Projetos e plantas – Vilhena, Luís dos Santos, 1744-1814
Fonte: Biblioteca Digital Luso Brasileira – Aqui