As bolsas de valores são locais onde são negociados títulos emitidos por empresas de capital aberto. Desde o século XV, em plena Idade Média, cotas de participações em companhias, metais precioso e moedas eram comercializados no meio das ruas, nas calçadas, semelhantemente a qualquer outro produto vendido na época.

Acredita-se que a primeira bolsa de valores da história, isto é, um local onde os comerciantes se reuniam para a realização de negócios relacionados a participações e cotas em empresas tenha surgido em 1487, na cidade de Bugres, Bélgica. O nome “bolsa” se refere ao brasão da família Van der Burse, dona da casa onde as transações ocorriam, o qual era constituído por um desenho de três bolsas.

Entretanto, a primeira ação comercializada em uma bolsa de valores que se tem registro pertenceu à Companhia Holandesa das Índias Orientais e foi negociada em 1602, na bolsa de Amsterdã.

No Brasil 

Esse ambiente de compra e venda teve seu impulso com a chegada da família real para o Brasil em 1808.

Na tentativa de criar um mercado organizado, surgiu em 1817 a Primeira Bolsa do Brasil na  Praça do Comércio da Bahia, onde os comerciantes já se reuniam para tratar de negócios. Como o ambienta já apresentava características de um pregão organizado,  embora não tenha sido regulamentada, o que aconteceu 3 anos depois. Salvador testemunhou a inauguração da PRIMEIRA BOLSA DE VALORES DO BRASIL, na sede da Associação Comercial da Bahia.

Referências:

Porto Filho, Ubaldo Marque. 200 anos Associação Comercial da Bahia, Salvador: Casa da Cultura carolina Taboada, 2011.

Fiibrasil.com

Historia de tudo