acb

SSP e Consempre debatem criação de Fórum

  • 25 de maio de 2023 - 14:36

Nesta quinta-feira, 25, representantes da Associação Comercial da Bahia (ACB) e do Conselho Consultivo das Entidades Empresariais (Consempre) participaram de uma reunião na Superintendência de Gestão Integrada da Ação Policial, conduzida pelo diretor de Planejamento de Operações Integradas, Tenente Coronel PM Maurício José Marinho de Souza, para tratar da contribuição da classe empresarial para a Segurança Pública da Bahia.

No encontro foram discutidas as bases da proposta de criação de um Fórum permanente de diálogo entre a Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia e o setor privado que, como avaliou o gestor, vai possibilitar que as informações cheguem mais rapidamente e, com isso, permitir soluções mais ágeis. “Sabemos que a Segurança Pública é uma obrigação do Estado. Mas como consta em nossa Constituição Federal, é também um direito e responsabilidade de toda sociedade”, complementou o PM Souza.

O presidente Executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/BA) e coordenador do Núcleo de Segurança Pública da ACB, Luiz Henrique do Amaral, detalhou como os empresários podem trazer mecanismos de forma organizada, mobilizando suas expertises e melhores práticas de gestão.

“Por isso, entendo que este formato de fórum traz amplitude ao debate, envolvendo não apenas as forças policiais mas todos os atores sociais que possam oferecer sugestões de propostas e soluções”, pontuou Amaral.

Como avaliou o empresário Carlos Gantois, vice-presidente da ACB, “a aproximação e envolvimento entre os setores produtivos organizados e as instituições públicas é o caminho para encontrar bons caminhos não apenas na Segurança Pública, mas também na Educação e na Saúde, que são demandas mais imediatas de toda a sociedade”.

Também vice-presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, disse que diversos setores organizados da sociedade podem contribuir com a Segurança Pública do estado que, além de ser uma área delicada, depende de estudos profundos, amplos e técnicos.

“A segurança pública é um assunto que interessa a todos e acredito que a classe empresarial tem capacidade de participar deste debate com grandes contribuições. Afinal, qual a parcela da população que dispõe de conhecimento, condições financeiras ou até mesmo de tempo livre para isso?”, provocou Cavalcanti

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725