acb

Sustentabilidade no âmbito empresarial

ACB em Foco*

  • 04 de novembro de 2020 - 08:50

Pensar um negócio vai muito além dos lucros e resultados finais, sendo a sustentabilidade uma prática necessária na vida dos empresários. O cuidado com os recursos naturais tem tido um olhar muito mais cauteloso por parte dos empresários e empreendedores, o que tem permitido uma série de negócios conscientes e comprometidos com a causa ambiental.

Dados do Relatório Forest 500, divulgado no início deste ano, pela Global Canopy, mostraram que 86 empresas (25%) e 28 instituições financeiras (19%) têm compromissos de desmatamento relacionados a todas as mercadorias que produzem, compram ou financiam. Apesar do número ainda não ser tão expressivo, demonstra um olhar mais atento ao meio ambiente, questão que tem sido impulsionada pela Associação Comercial da Bahia (ACB) aos seus associados a partir do Núcleo de Sustentabilidade e Meio Ambiente, criado no início deste ano.

Coordenado pela advogada e empresária, Isabela Suarez, o Núcleo tem o objetivo de difundir práticas sustentáveis e incentivar as empresas a seguirem este caminho. Entre as atividades promovidas pelo Núcleo, estão as discussões de ideias, programas e ações que as empresas e associados da Casa podem adotar no dia a dia do seus próprios negócios. “Precisamos viver a sustentabilidade de maneira efetiva e diante de toda relevância da Associação Comercial da Bahia no cenário econômico local, não deixaríamos esta pauta esquecida. Nosso estado é rico em belezas naturais e precisamos fazer nosso dever de casa, preservando-as e mostrando que o desenvolvimento nem sempre é um inimigo do meio ambiente “, explica Isabela.

A coordenadora detalha que a criação deste núcleo reforça o compromisso da ACB com a agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), além das 169 metas universais estabelecidas pelas Nações Unidas, adotadas por 193 países, incluindo o Brasil. “Diante dessas premissas, reconectamos nossa participação com o pacto Global e, desde então, pretendemos chamar a atenção para alguns cenários, ampliando nossa participação em instâncias de discussões, sobretudo aquelas relacionadas à Baía de Todos os Santos, a maior do Brasil em superfície, sede da Amazônia Azul, que diante da falta de investimentos sustentáveis tem o seu potencial ambiental e econômico subaproveitado”, pontua a advogada.

*Publicada às quartas-feiras, a coluna cobre a atuação da Associação Comercial da Bahia na defesa do empresariado baiano 

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos