sem-categoria

Tecnologia e serviços na pauta da comitiva boliviana em visita a Bahia

  • 04 de dezembro de 2017 - 17:30

O Presidente da Associação Comercial da Bahia, Adary Oliveira, foi o anfitrião da comitiva de empresários e autoridades da Bolívia, durante visita a Bahia, entre os dias 20 e 25 de novembro.

Foto: Hitanez Freitas

Liderados pelo governador do estado boliviano de Tarija, Adrian Esteban Oliva Alcazar, o objetivo principal da comitiva é firmar parcerias e consultorias para instalar um Polo Petroquímico no distrito de Yacuíba, com o objetivo de expandir a indústria Petroquímica Boliviana. “Conhecer como se deu a implantação do Polo Petroquímico de Camaçari pode viabilizar a instalação do nosso polo”, completou.

Além de visitas técnicas ao Polo Petroquímico de Camaçari, ao Senai/Cimatec, a Assembleia Legislativa da Bahia e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, o grupo participou de reunião na sede da ACB, no dia 23, quando foram apresentados os projetos de fruticultura no Vale do São Francisco e de celulose e papel.

Como esclareceu Adary Oliveira, esse intercâmbio abre a possibilidade de uma nova fronteira de negócios na Bahia com a Bolívia, “por isso devemos estimular essa troca de experiências e incentivar o fomento”, ressaltou.

Foto: Hitanez Freitas

O presidente da Associação Comercial da Bahia viajou à Bolívia no mês de outubro, onde, a convite da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Yacuiba, Departamento de Tarija, proferiu palestra sobre a experiência brasileira de implantação do Pólo Petroquímico de Camaçari. A partir da visita de Adary Oliveira, os bolivianos organizaram a missão que veio à Bahia.

Membro do Conselho Superior da ACB e diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), Wilson Andrade falou sobre os projetos de papel e celulose no estado. Como anunciou, o segmento, na Bahia, já recebe investimentos estrangeiros, apresentando alta produtividade.

“Para se ter uma ideia, o segmento se coloca mais uma vez em primeiro lugar no montante das exportações da Bahia. De acordo com dados disponibilizados pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), a Bahia exportou U$S 6.8 bilhões em 2016. O florestal teve participação de 18%, com U$S 1,2 bilhão. Na sequência, outros segmentos importantes como o de Química e Petroquímica, com 13% (U$S 880 milhões); o setor de Cobre e outros Metais com 12% (U$S 816 milhões) e o de Produtos do Agronegócio com 11,4% (U$S 780 milhões)”, informou Andrade.

Foto: Hitanez Freitas

Vice-presidente da ACB, o empresário Carlos Cohim foi responsável por apresentar o setor de fruticultura irrigada na Bahia. Como pontuou, a fruticultura promoveu um grande dinamismo na economia e na estrutura urbana, tornando o Vale do São Francisco em um aglomerado urbano próspero, com índices de desenvolvimento bem acima da média regional.

Foto: Hitanez Freitas

“É uma atividade intensiva de mão-de-obra, gerando em média cinco empregos por hectare, dos quais, grande parte é ocupada por mulheres, dadas as especificidades das atividades, que demandam cuidados especiais de manuseio”, complementou Cohim.

Em seguida, os bolivianos apresentaram oportunidades de negócios no país vizinho, além dos atrativos turísticos locais. Como pronunciou o secretário de Desenvolvimento de Tarija, Oscar Farfan, o Departamento, inclusive, está modificando a própria legislação para proporcionar um número maior de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

Foto: Hitanez Freitas

“Também estamos convidando empresas brasileiras que tenham experiência em serviços e fornecimento, além de empresas de engenharia que trabalham no Polo de Camaçari, para realizar parcerias na Bolívia e desenvolver nosso Polo”, convidou Farfan.

Fizeram parte da comitiva o governador do estado boliviano de Tarija, Adrian Esteban Oliva Alcazar; o vice-presidente da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo de Yacuiba (Ccisty), Víctor Retamozo; o secretário de Desenvolvimento do estado de Tarija, Oscar Farfan Mealla; o presidente do Conselho Gamy (Bolivia), Anrés Aguirre; o deputado boliviano Wilman Cardozo e os empresários da Bolívia José Gustavo Lutz e Sérgio Navarro, além de empresários de Yacuiba.

Yacuiba – cidade do sul da Bolívia, capital da província de Gran Chaco, departamento de Tarija, está localizada a 3 km da fronteira com a Argentina e, por estar em uma região fronteiriça, o ponto forte de sua economia é o comércio.

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos