acb

Tecon Salvador patrocina requalificação do Paço da ACB

  • 16 de março de 2022 - 08:46

O Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons, está patrocinando a segunda etapa do plano de intervenções no palacete sede da bicentenária Associação Comercial da Bahia (ACB). Por meio do programa Viva Cultura, da Fundação Gregório de Matos, da Prefeitura Municipal de Salvador, a iniciativa vai permitir que a imponente edificação histórica volte a figurar entre os principais equipamentos culturais e de negócios da Bahia.

A construção do Paço da ACB foi iniciada em 15 de julho de 1811, por ordem do então governador da Bahia, D. Marcos de Noronha e Brito, VIII Conde dos Arcos, sendo inaugurado em 28 de janeiro de 1817. Sua localização foi determinada pelo governador: onde estava o antigo Forte de São Fernando, que foi desativado. No prédio atual ainda pode ser encontrada parte da estrutura da antiga fortificação. Em estilo Neoclássico, faz parte da arquitetura remanescente desse estilo na capital baiana e preserva, até hoje, seus elementos decorativos que possibilitam a leitura do monumento, a informação do seu uso e simbologia do seu conceito.

O logradouro onde está localizada a edificação faz parte do Centro Antigo da Cidade, atualmente revitalizado com obras de requalificação urbana, implantação de roteiro de artes e instalação de equipamentos culturais, como o Museu da Casa da Música, Arquivo Público Municipal e Museu da História de Salvador.

Após a recomposição das fachadas, na etapa atual, serão realizados impermeabilização do patamar da frente e fundo do prédio (importante intervenção para sanar as patologias resultantes de infiltrações no subsolo), limpeza e pintura do gradil que circunda o fundo, limpeza e obduração de lacunas nos azulejos, limpeza das escadarias e de todos os elementos decorativos, entre outras intervenções.

Tal como na 1ª etapa, a 2ª etapa está sendo executada pela empresa Studio Argolo. O projeto de revitalização está dividido em três etapas, com as obras de requalificação das salas no subsolo, implantação dos equipamentos de acessibilidade (rampas e elevador), revisão das instalações elétricas e hidráulica, iluminação cênica da fachada e instalação da segurança eletrônica estando previstos para 2023.

Ao final das obras, o paço da ACB voltará a ocupar seu lugar como espaço histórico e todos os requisitos necessários para as atividades empresariais e sócio culturais, envolvendo visitação e exposições de linguagens diversas, ampliando, assim, sua capacidade de atendimento ao público e tornando-a auto sustentável.

“Todo esse esforço da nova gestão, com o apoio da nossa diretoria executiva, diretoria plenária, conselho superior e associados, vai deixar um marco para a cidade de Salvador e o estado da Bahia, como referência na defesa dos interesses do setor empresarial, consolidando a ACB como a grande Casa do Empresariado Baiano”, assinala o presidente da ACB, Mário Dantas.

Já o vice-presidente Carlos Gantois diz que “todo esse trabalho visa requalificar e preservar o patrimônio histórico-cultural que foi palco de grandes debates e decisões em prol do desenvolvimento econômico da Bahia e da defesa da iniciativa privada, envolvendo os setores da indústria, comércio e serviço, incluindo profissionais liberais, molas mestras da nossa economia”.

Como complementa o vice-presidente Marcos Cidreira, “a parceria com o Tecon Salvador é muito antiga e fraterna, pois a Wilson Sons, fundada em 1837, teve a sua primeira sede na Bahia e seus primeiros escritórios eram na própria ACB, entidade de classe mais antiga das Américas e da Península Ibérica”.

Publicada às quartas-feiras, a coluna mostra a atuação da Associação Comercial da Bahia na defesa do empresariado baiano

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos