acb

Um bairro inteiro em revitalização

Made In Bahia*

  • 23 de fevereiro de 2021 - 08:44

Paulo Marques, diretor da Fera Investimentos

Resgatar o patrimônio arquitetônico tem seus desafios. Desenvolver projetos de alto valor agregado no Centro Histórico da primeira capital do Brasil, ainda mais. Isso é um pouco da história vivida por Paulo Marques, diretor da Fera Investimentos desde sua fundação e gestor da revitalização do Fera Palace Hotel, operação-butique do grupo.

Com o objetivo de restaurar imóveis que compõem o legado histórico dos soteropolitanos, os empreendimentos situados na Rua Chile e entorno vêm promovendo o resgate cultural e arquitetônico de importantes edificações, o que gera expressivo impacto social por unir o passado, o presente e o futuro. A rua que foi construída em 1549 por Thomé de Souza, primeiro governador geral do Brasil, é a mais antiga do país ,e na história recente da capital baiana, tornou-se endereço de empreendimentos arrojados, a exemplo do Palácio Rio Branco, o Elevador Lacerda, o Tesouro do Estado, o Cine Guarani e o luxuoso Palace Hotel.

O Palace Hotel inaugurado em 1934 foi inspirado no famoso Flatiron Building de Nova Iorque e escolhido para ser o primeiro empreendimento da Fera Investimentos. Em seu restauro, 350 baianos trabalharam simultaneamente para tornar a antiga edificação abandonada em um destino sofisticado da cidade. Após sua reabertura, o hotel já figurou como cenário de novela e foi amplamente noticiado na mídia internacional, contribuindo em promover novamente Salvador como destino turístico mundial. O grupo também construiu edifício-garagem próprio, com capacidade para 250 veículos, contratando 100% de mão de obra local e passando a prover infraestrutura para novos investimentos no entorno.

A reboque das recentes revitalizações concluídas da praça Castro Alves, feita pela prefeitura municipal, e da Rua Chile feita pelo Estado, a Fera Investimentos desenvolverá em frente ao Elevador Lacerda um centro gastronômico, restaurando uma das mais monumentais edificações do país. Após sua inauguração, o equipamento será frequentado por turistas e pelos próprios baianos, funcionando como uma nova âncora de entretenimento e lazer no bairro histórico. Na sequência, o grupo também lançará residenciais por acreditar no retorno da Rua Chile como um dos principais endereços da capital, movimento que começa a ser tão comentado e aguardado pelo mercado imobiliário.

Num projeto maior, a Fera Investimentos ainda propõe a adesão de parceiros para viabilizar implantação de coworkings, novas lojas, galerias e centro de inovação, seguindo exemplos mundiais bem-sucedidos, como de Puerto Madero, em Buenos Aires, e do Meatpacking District, em Nova Iorque.

*Made in Bahia – Publicada às terças-feiras, a coluna traz relatos de empresários baianos

Comentários

Equipe responsável

  • Maiara Chaves de Oliveira
    Secretária Executiva

    Maiza Almeida
    Secretária Executiva
  • www.acbahia.com.br
    presidencia@acbahia.com.br
    secretariadadiretoria@acbahia.com.br
    comissoestematicas@acbahia.com.br
    71 - 3242 4455
    71 - 99964 5725

Galeria de Fotos

  • Ops! Por hora não há galeria de fotos publicadas.
Outras Galerias

Vídeos

  • Ops! Por hora não há vídeos publicados.
Assistir todos