Para a Boa Vista, a expansão das vendas em junho indica que, após as dificuldades impostas pela paralisação dos caminhoneiros no fim de maio, o varejo retomou a trajetória de crescimento. “Também ocorreu evolução no semestre, mas em ritmo menor do que esperado, devido ao baixo desempenho da economia e mercado de trabalho fragilizado”, pondera a entidade em nota.
Para o segundo semestre de 2018, a Boa Vista espera que “com a continuidade da expansão do crédito, melhora no emprego e na confiança dos consumidores ocorra a consolidação de um ritmo de recuperação maior”.
O segmento de móveis e eletrodomésticos liderou o movimento de alta na comparação mensal, com expansão de 2,0% dos negócios, descontados os efeitos sazonais. Também contribuíram positivamente as vendas de outros artigos (3,2%) e de tecidos, vestuários e calçados (1,3%). As vendas de supermercados, alimentos e bebidas ficaram estáveis na mesma base de comparação, enquanto combustíveis apresentaram leve alta de 0,5% nas vendas.