Na manhã desta sexta-feira (20), a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) concedeu a Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria da Casa do Povo da Bahia, à advogada e empresária Isabela Suarez, que atualmente coordena a vice-presidência de Sustentabilidade da Associação Comercial da Bahia (ACB).
A homenagem conduzida pelo presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, e proposta pelo deputado estadual Manuel Rocha, foi acompanhada por um amplo público que lotou o plenário Orlando Spinola, entre familiares, lideranças políticas, empresariais e militares, magistrados, amigos e admiradores do trabalho que vem sendo desenvolvido por Isabela, sobretudo voltado para o desenvolvimento socioeconômico da Baia de Todos os Santos e seus habitantes.
“É um reconhecimento aos inúmeros serviços relevantes prestados ao Estado e à comunidade baiana. Como presidente da Fundação Baía Viva e vice-presidente de Sustentabilidade Empresarial da Associação Comercial da Bahia, ela tem sido uma voz incansável em prol da preservação ambiental e do desenvolvimento socioeconômico equilibrado na região. Sob essa perspectiva, ela tem liderado diversas iniciativas, incluindo programas de requalificação urbano-ambiental das ilhas da Baía de Todos-os-Santos”, afirmou o deputado Manuel Rocha.
A ACB foi representada por muitos membros de sua diretoria, dentre os quis, os ex-presidentes Eduardo Morais de Castro, Luiz Fernando Queiroz e Mário Dantas, além do atual presidente, Paulo Cavalcanti, que compôs a mesa da Sessão Especial.
“Este merecido reconhecimento muito honra a nossa bicentenária Associação Comercial da Bahia, toda a sociedade civil organizada, a classe empresarial e todos que acreditam na consciência cidadã participativa transformadora. Seguiremos juntos, trabalhando e defendendo o seu empenho em mostra para todos que ‘não pode existir sustentabilidade sem se falar na dignidade da pessoa humana’”, destacou Cavalcanti.
Em seu discurso de agradecimento, Isabela destacou com muita emoção a influência familiar em sua formação como empresária e cidadã, citando o “pragmatismo que a vida requer” que lhe foi ensinado por seu pai, o empresário Carlos Suarez.
“Credito a ele está homenagem, por a todo instante me ensinar e me lembrar de confiar em minhas competências. Defendendo o protagonismo dos integrantes da família como fator imprescindível para o sucesso do nosso grupo pudesse transcender gerações, ele nos estimulou a mim e aos meus irmãos a alcançar, por méritos próprios, posições de destaque nas empresas. De maneira brilhante, ele fez tudo isso, não só respeitando, estimulando nossos legítimos talentos e interesses. Foi desta forma que ele me preparou para ser uma Suarez, porém sem me privar jamais de ser Isabela”.
A homenageada falou ainda sobre a importância do setor privado na promoção do desenvolvimento sustentável e da “sensação maravilhosa” com a outorga da Comenda Dois de Julho.
“É o reconhecimento de 25 anos de trabalho da Fundação Bahia Viva, na vice-presidência de Sustentabilidade da Associação Comercial da Bahia, uma homenagem ao empreendedorismo feminino, à luta pela equidade, pela igualdade de todas as mulheres. Então, hoje o coração é tomado de emoção”, declarou Isabela.
A homenagem a Isabela Suarez simboliza não apenas o merecido reconhecimento de sua carreira, mas também uma valorização do papel da mulher no setor empresarial e na promoção de uma Bahia mais sustentável e consciente.